Flower_top_left Flower_top_right
Banner_930x175pxl

Imprensa

Gastronomia – Correio do Povo | Porto Alegre, 06 de Dezembro de 2003

Biscoitos de Natal

A doçaria portuguesa adotou várias iguarias trazidas pelos imigrantes alemães e italianos. Entra as contribuições alemãs, estão os biscoitos de Natal. Para prepará-los em casa é só seguir a receita da confeitaria Doces Pelotenses (Quintino Bocaiúva, 345). Ingredientes: 5 ovos, 10 colheres de açúcar, 100 g de margarina, raspas de 1 limão, 3 colheres rasas de sal amoníaco, 1,5 kg de farinha de trigo. Cobertura: 1 clara, 2 xícaras de açúcar de confeiteiro, confeitos coloridos e prateados. Desmanche o sal amoníaco numa xícara em duas colheres de água. Misture numa tigela os ovos, o açúcar, a margarina, raspas de limão, o sal amoníaco e, por último, a farinha de trigo, até formar uma massa para sovar. Abra a massa com um rolo, não muito fina, corte em feitio de coração e estrela. Leve para assar em forma untada, com o forno a 180 graus. Forme uma pasta com a clara batida em neve, açúcar de confeiteiro e gotas de limão. Pincele nos biscoitos, polvilhados com confeitos coloridos e prateados.

List_cp_06_12_03_site
Zero Hora | Porto Alegre, 07 de Novembro de 2003

Doces pelotenses oferecidos na Capital

Resistir à gula é o maior desafio para quem entra no número 345 da Quintino Bocaiúva. O letreiro da loja serve de alerta: Doces Pelotenses, o que antecipa a ameaça. Os doces de origem portuguesa que fizeram a fama da cidade de Pelotas são o maior atrativo. Bem-casados, camafeus, fatias de Braga, olhos-de-sogra, papos-de-anjo, pastéis de Santa Clara, queijadinhas, quindins de nozes, trouxinhas de castanha são apenas algumas das delicias que representam a confeitaria da cidade do Sul do Estado.
Vale a pena conferir os doces cristalizados – abóbora, banana, figo, laranja e pêssego – e os de caixa – batatada, figada, goiabada e pessegada – também típicos da região. Há ainda uma grande variedade de compotas e geléias. Em meio a tantas doçuras, há opções dietéticas como o brigadeiro, o coquinho e três sabores de muffins. Empanadas, esfihas, folheados, pastéis e tortinhas estão entre os salgados.
Os preços dos doces variam de R$ 1,50 a R$ 1,90. A Doces Pelotenses funciona de segunda a sábado, das 10h às 19h. O serviço de telentrega atende pelo fone: 51 3222-4929.

List_zh_07_11_03_site
Guia Veja | Porto Alegre, 2003 a 2004

O Melhor da Cidade
24 de setembro de 2003
Página 90

List_veja_-_2003-2004
Flower_bottom_left Flower_bottom_right